Páginas

quarta-feira, 20 de abril de 2011

AD DS: database, log, sysvol

A imagem ilustra onde é armazenado, por padrão de instalação, o database, os arquivos de log e a pasta SYSVOL. A Microsoft aconselha armazenar o database e os arquivos de logs em volumes separados, para se obter um melhor desempenho e fácil recuperação do Active Directory.



O banco de dados (database) do Active Directory é conhecido como NTDS.dit e está localizado em %SystemRoot%\NTDS\ntds.dit. Observe que %SystemRoot% = C:\Windows. Cada servidor, quando recebe a função de Domain Controller (controlador de domínio), herda a criação do diretório %SystemRoot%\NTDS\. Todos os dados criados originalmente são replicados para um novo Controlador de Domínio (ntds.dit é replicado). O Banco de dados do Active Directory (Ntds.dit), contém três tabelas internas: Data Table, Link Table e SD Table.

A estrutura física do data store consiste do arquivo de banco de dados do Active Directory (Ntds.dit) e seus arquivos de log associados bem como os arquivos temporários.

A pasta SYSVOL deve ser, obrigatoriamente, armazenada em uma partição cujo sistema de arquivos seja NTFS. SYSVOL contém informações essenciais ao funcionamento do Active Directory e à implementação de Objetos de Diretivas de Grupo (GPO’s).

Outros arquivos de interesse, são:

  • Edb.log Arquivo onde são armazenados todas as transações feitas no Active Directory.
  • Edb.chk Arquivo de checkpoint que controla quais transações do arquivo Edb.log já foram comitadas (gravadas) no arquivo Ntds.dit.
  • Res1.log e Res2.log Arquivos de reserva. Asseguram que alterações sejam gravadas na base (Ntds.dit) no caso de EDB.LOG tornar-se cheio. Obs.: O Active Directory cria arquivos de log adicionais (Edb00001.log, Edb00002.log, etc.) quando necessário, ou seja, quando o arquivo de log padrão torna-se cheio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário