Páginas

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Partticionando HD no LINUX com fdisk

Ao particionar, você deve ter em mente 6 operações básicas: listar as partições existentes, criar uma nova partição, deletar uma partição, mudar o tipo de uma partição, marcar uma partição como ativa e gravar a tabela de partições no disco.
Vejamos como fazer isso usando três ferramentas para linux: fdisk e cfdisk.


Fdisk
O fdisk é a ferramenta mais básica de particionamento. Existe uma ferramenta com o mesmo nome para DOS, não confunda os dois. Eles são bem diferentes. Eu não recomendo o uso do fdisk, a não ser que seja a única ferramenta disponível. Não que ele não seja uma boa ferramenta, mas porque nele é mais fácil cometer erros, e um erro em particionamento pode causar um desastre, como perda permanente de dados em disco. O fdisk é uma ferramenta de linha de comando, que é usado de forma interativa, ou seja, espera por comandos do usuário. É usado da seguinte forma: [root@host] # fdisk [dispositivo] onde [dispositivo] é o disco em questão, algo como /dev/hda. Após digitar este comando, você entra no prompt do fdisk: Command (m for help): Os comandos que podem ser entrados nesse prompt são: a – marcar uma partição como ativa. Será perguntado o número da partição. d – deletar uma partição. Será perguntado o número da partição. l – lista os tipos conhecidos de sistemas de arquivos. m – mostra um pequeno help sobre os comandos. n – criar uma nova partição. Será perguntado o tipo de partição (primária, estendida ou lógica). Para partição primária será perguntado o número (1 a 4) e para lógicas será usado o primeiro número disponível. Depois será perguntado o número do cilindro inicial da partição. O próximo disponivel será oferecido. Depois o cilindro final. Você pode entrar com o numero do cilindro ou com o tamanho em MB, algo como +500M. p – mostra a tabela de partições existente na memória. Ela pode ser diferente da real, se houverem mudanças não salvas. q – Sai sem salvar as alterações. t – Muda o tipo de sistema de arquivos de uma partição. O número é um octal. Use a opção l para exibir as opções possíveis. w – Gravar a tabela de partições no disco. Nenhuma mudança será salva até você dar este comando.
Cfdisk
O cfdisk é um front-end para o fdisk, baseado em curses (interface texto com menus navegáveis). Nesta ferramenta você tem todas as opções que você tem no fdisk só que com uma interface mais agradável. Use as setas de direção [para cima] e [para baixo] para navegar pelas partições e as setas [direita] e [esquerda] para navegar entre as opções do menu.
Existem outras ferramentas para particionamento, mas o funcionamento é similar. Existem algumas como o QTParted que tem interface gráfica e tem uma operação bem mais simples.
Se você entender os conceitos básicos sobre partições, a ferramenta usada não vai importar muito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário