Páginas

terça-feira, 26 de março de 2013

Criando Snapshots no VMware ESXI

Um recurso muito útil do VMware ESXi é a possibilidade de criar Snapshots. Snapshots são pontos de restauração das máquinas que podem ser usados para retornar a uma situação anterior de uma máquina virtual. Por exemplo: você precisa atualizar a versão de um software mas não sabe se vai funcionar. Você pode criar um snapshot antes de atualizar e se algum problema ocorrer, basta retornar à situação anterior. O disco voltará à mesma situação do momento em que foi criado snapshot assim como a memória, se o mesmo for criado com esta opção.

Acesse a console do VMware, clique com o botão direito do mouse na máquina virtual e selecione a opção Snapshot, Take Snapshot:
take-snapshot-vmware.png
Abrirá uma tela para nomear o snapshot e a opção de copiar também a memória da máquina. Se for selecionada a memória, a máquina congelará por alguns momentos para a criação de um arquivo com o backup da memória da máquina virtual. A partir do snapshot o arquivo do disco da máquina virtual não será mais alterado e toda a alteração será feita em um arquivo a parte.
take-snapshot-vmware-tela.png
Uma vez criado se desejar pode voltar ao estado anterior da máquina. Para realizar esta tarefa, clique com o botão direito do mouse na máquina virtual, vá à opção Snapshot, Snapshot Manager:
snapshot-manager.JPG
Uma tela como a abaixo será mostrada, selecione o snapshot ao qual deseja retornar e clique em Go to. Caso deseje deletar o snapshot ou todos, clique em Delete ou Delete All.
snapshot-manager-tela.JPG
Será solicitada confirmação da reversão do snapshot. Quando ele for revertido, todas as alterações feitas a partir do momento em que se criou o snapshot serão perdidas.
snapshot-manager-revertendo.JPG
É possível também criar vários snapshots, sendo possível voltar entre um e outro em qualquer ordem quantas vezes necessárias:
snapshot-manager-revertendo-multiplos.JPG
IMPORTANTE: Snapshots são muito úteis mas a máquina virtual não devem ficar neste estado ad eternum. Uma vez que não são mais necessários devem ser deletados, já que deixam o acesso ao disco mais lento e alguém pode, sem querer, reverter causando transtornos ao seu ambiente.



fonte : http://blogdovicente.com/2008/08/20/criando-snapshots-no-vmware/

Nenhum comentário:

Postar um comentário