Páginas

terça-feira, 2 de abril de 2013

Linux: planejando um upgrade de memória.

Existem alguns comandos no Linux que permitem que você descubra informações preciosas sobre a memória instalada no seu sistema. Veja alguns deles:
O Comando Free
O comando free permite que você saiba o quanto de memória está sendo usado no momento pelo seu sistema. Abra o terminal e digite:
free -m
O resultado vai ser mais ou menos esse:

total used free shared buffers cached
Mem: 470 463 7 0 58 200
-/+ buffers/cache: 204 266
Swap: 1027 0 1027
A primeira linha mostra minha memória total 470 MB. Tenho 512 MB instalados mas tenho alguma perda por causa da placa de vídeo on-board.
A segunda linha, onde indica que o sistema está usando 204 MB de memória e tenho disponível 266 MB.
A terceira linha indica o uso do Swap, a partição Linux que é destinada a memória virtual, como no Windows. Aqui indica que tenho 1024 MB livre.
O Comando grep
Com o grep eu posso verificar o quanto de memória total eu tenho no sistema. Digite no terminal:
grep MemTotal /proc/meminfo
O resultado do comando será mais ou menos este:
MemTotal: 482044 kB
O comando dmidecode
Com o dmidecode eu descubro qual mais algumas informações valiosas, como o máximo de memória que o sistema suporta.
Segundo o fabricante do meu notebook, o modelo que tenho somente suporta 2 GB de memória. Pois bem, vamos ver se é verdade mesmo:
sudo dmidecode -t 16
dmidecode 2.9
SMBIOS 2.31 present.
Handle 0x0009, DMI type 16, 15 bytes
Physical Memory Array
Location: System Board Or Motherboard
Use: System Memory
Error Correction Type: None
Maximum Capacity: 4 GB
Error Information Handle: Not Provided
Number Of Devices: 2
O resultado aqui diz que meu sistema suporta 4GB de memória e de quebra me diz que o número de slots existentes no sistema são 2 (Number Of Devices: 2).
Ou seja posso colocar dois pentes de 2GB de memória em cada slot.
Caso tenha dúvida de quantos slots de memória você tem na sua máquina, digite no terminal:
sudo dmidecode -t17 |grep Size
Rodando este comando aqui eu tive esse resultado:
Size: 256 MB
Size: 256 MB
Isso indica que tenho somente 2 slots de memória para trabalhar.
Estes comandos ajudam, e muito, na hora de planejar um upgrade de memória. E o melhor, não é preciso abrir sua CPU pra ver o que tem la dentro .
Mais alguns comandos para saber mais sobre a memória de seu computador.

dmidecode --type memory | less

dmidecode --type memory | less

dmidecode --type 17 | less


Segue abaixo um exemplo dos dados de saída deste comando.

# dmidecode 2.10
SMBIOS version fixup (2.51 -> 2.6).
SMBIOS 2.6 present.
Handle 0x0011, DMI type 16, 15 bytes
Physical Memory Array
 Location: System Board Or Motherboard
 Use: System Memory
 Error Correction Type: None
 Maximum Capacity: 4 GB
 Error Information Handle: Not Provided
 Number Of Devices: 4
Handle 0x0012, DMI type 17, 27 bytes
Memory Device
 Array Handle: 0x0011
 Error Information Handle: No Error
 Total Width: 72 bits
 Data Width: 64 bits
 Size: 2048 MB
 Form Factor: DIMM
 Set: 1
 Locator: DIMM#1A
 Bank Locator: Bank 1
 Type: DDR2
 Type Detail: Synchronous
 Speed: 667 MHz
 Manufacturer: Not Specified
 Serial Number: Not Specified
 Asset Tag: Not Specified
 Part Number: Not Specified
Handle 0x0013, DMI type 17, 27 bytes
Memory Device
 Array Handle: 0x0011
 Error Information Handle: No Error
 Total Width: 72 bits
 Data Width: 64 bits
 Size: 2048 MB
 Form Factor: DIMM
 Set: 1
 Locator: DIMM#2A
 Bank Locator: Bank 2
 Type: DDR2
 Type Detail: Synchronous
 Speed: 667 MHz
 Manufacturer: Not Specified
 Serial Number: Not Specified
 Asset Tag: Not Specified
 Part Number: Not Specified
Handle 0x0014, DMI type 17, 27 bytes
Memory Device
 Array Handle: 0x0011
 Error Information Handle: No Error
 Total Width: 72 bits
 Data Width: 64 bits
 Size: 2048 MB
 Form Factor: DIMM
 Set: 1
 Locator: DIMM#1B
 Bank Locator: Bank 1
 Type: DDR2
 Type Detail: Synchronous
 Speed: 667 MHz
 Manufacturer: Not Specified
 Serial Number: Not Specified
 Asset Tag: Not Specified
 Part Number: Not Specified
Handle 0x0015, DMI type 17, 27 bytes
Memory Device
 Array Handle: 0x0011
 Error Information Handle: No Error
 Total Width: 72 bits
 Data Width: 64 bits
 Size: 2048 MB
 Form Factor: DIMM
 Set: 1
 Locator: DIMM#2B
 Bank Locator: Bank 2
 Type: DDR2
 Type Detail: Synchronous
 Speed: 667 MHz
 Manufacturer: Not Specified
 Serial Number: Not Specified
 Asset Tag: Not Specified
 Part Number: Not Specified
fonte: cyberciti.biz


Nenhum comentário:

Postar um comentário