Páginas

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Como bloquear um celular roubado

Ter um celular ou smartphone roubado ou perdido não é algo difícil de acontecer. Recuperar o aparelho é algo quase impossível, mas o verdadeiro dono consegue bloquear a linha e o gadget mesmo à distância. Nesta semana, o SindiTelebrasil (Sindicato Nacional dasEmpresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal) publicou uma dica sobre como bloquear um celular roubado.
Como bloquear um celular roubado

Como bloquear um celular roubado: usuário precisa do IMEI em mãos

Por mais que pareça algo complexo, é muito simples de ser feito. Mas o primeiro passo é uma atitude preventiva, que deve ser feita pelo dono do aparelho com ele em mãos: descobrir o IMEI (Identificação Internacional de Equipamento Móvel) do gadget.
Para isso, basta digitar no teclado do aparelho *#06# que o código aparecerá. “É como se fosse o chassi do carro, que identifica o celular quando ele está usando a rede de telefonia móvel”, explica a SindiTelebrasil. Com esse número salvo, o usuário pode solicitar que o aparelho seja travado em caso de perda ou roubo.
Nessas ocasiões, ele deve ligar para a operadora de telefonia móvel utilizada, informar o que aconteceu e pedir o bloqueio. Isso pode ser feito independente do aparelho ter sido comprado na loja da operadora, de informática ou pela internet, por exemplo.
A linha telefônica móvel pode ser travada mesmo sem o IMEI, apenas com dados do cadastro do titular – como RG, CPF e endereço –, mas o bloqueio do gadget não. Por segurança, a operadora também orienta o usuário que registre o roubo ou perda em Boletim de Ocorrência (BO) na Polícia Civil.
Os números bloqueados vão para o CEMI (Cadastro de Estações Móveis Impedidas), serviço criado pelas operadoras. Hoje existem cerca de quatro milhões de aparelhos registrados nesse cadastro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário