A tela Zone Type (tipo de zona) apresenta 4 tipos de zona:
Zona primária
Quando a zona que este servidor DNS hospeda é uma zona primária, o servidor DNS é a fonte primária de informações sobre esta zona e ele armazena a cópia mestra dos dados da zona em um arquivo local ou no AD DS. Quando a zona é armazenada em um arquivo, por padrão o arquivo da zona primária é denominado nome_da_zona.dns e está localizado na pasta %windir%\System32\Dns do servidor.
Zona secundária
Quando a zona que este servidor DNS hospeda é uma zona secundária, este servidor DNS é a fonte secundária de informações sobre esta zona. A zona neste servidor precisa ser obtida de outro computador servidor DNS remoto que também hospede a zona. Este servidor DNS precisa ter acesso à rede do servidor DNS remoto que fornece a este servidor informações atualizadas sobre a zona. Como a zona secundária é simplesmente uma cópia da zona primária que está hospedada em outro servidor, ela não pode ser armazenada no AD DS.
Zona de stub
Quando a zona que este servidor DNS hospeda é uma zona de stub, este servidor DNS é a fonte somente de informações sobre os servidores de nomes autoritativos desta zona. A zona neste servidor precisa ser obtida de outro servidor DNS que hospede a zona. Este servidor DNS precisa ter acesso à rede do servidor DNS remoto para copiar as informações de servidor de nomes autoritativos sobre a zona.
Zona Integrada ao Active Directory
Se o servidor DNS também for um controlador de domínio dos Serviços de Domínio Active Directory (AD DS), zonas primárias e zonas de stub poderão ser armazenadas no AD DS, ou seja, podemos integrar a zona, assim os dados poderão ser replicados pelo dominio (se configurado).
Referência: Technet.Microsoft
Nenhum comentário:
Postar um comentário