Seu servidor pode ser qualquer máquina com bastante espaço, algo como 500 GB, usando qualquer sistema operacional com suporte NFS. Eu sugiro que você use o FreeNAS pela facilidade de instalação e configuração.
Abaixo um tutorial para você instalar o FreeNAS:
Baixe o iso da última versão stable disponível do site FreeNAS.org. A versão que eu baixei quando elaborei este tutorial era a 0.686.4. Se o servidor disponível para o NAS for equipado com os processadores mais novos da AMD é interessante baixar a versão AMD64 que também está disponível.
Queime o CD, insira no drive do servidor e reinicie a máquina destinada ao servidor NFS. Quando aparecer a tela abaixo tecle qualquer tecla para acessar o Wizard de instalação:
No menu abaixo escolha a opção 9 (Install/Upgrade…) e tecle Enter:
Na próxima tela, selecione a opção 2 e tecle Enter:
Tecle Ok para continuar…
Escolha o drive de CD…
Escolha o disco…
Tecle Enter para voltar ao menu anterior e escolha a opção Exit:
No menu inicial escolha a opção 7 para reiniciar o computador e selecione a opção Yes para confirmar:
Retire o CD do drive. Seu servidor FreeNAS já está instalado.
No próximo boot será mostrada uma tela parecida com o Wizard de instalação. Aqui você deve selecionar a opção 2 para atribuir um IP ao seu servidor.
Escolha No para DHCP:
Digite um IP para o servidor:
Digite a máscara da sua rede, se não souber, pergunte ao seu administrador de rede:
Digite o gateway (roteador) da sua rede:
Digite o IP do seu servidor DNS:
Selecione Yes para autoconfiguração do protocolo IPV6:
Tecle Enter para finalizar a configuração da rede:
Pronto! Seu servidor FreeNAS está na rede. Agora é possível acessá-lo via browser e configurá-lo para exportar os discos via NFS para seu servidor VMware ESXi.
Abra um navegador, Firefox ou Internet Explorer, e acesse o endereço do servidor (no nosso caso seria 192.168.1.250). Quando for solicitado usuário digite admin e a senha freenas. É possível alterar o nome do usuário e a senha na opção System, General. Clique Disk, Management para adicionar o disco de dados:
Clique no + para adicionar o disco:
Selecione o disco, altere as opções que julgar necessário e clique em Add:
Clique na opção Disks, Mount Point para adicionar a partição de dados. Escolha do disco, o número da partição (2), o sistema de arquivos (UFS) e o nome do ponto de montagem (no caso eu coloquei nfs):
Clique na opção Services, NFS, habilite o servidor NFS, selecione o número máximo de servidores que poderão acessar o FreeNAS e clique em Save e Restart.
Clique na aba Shares e clique no + para adicionar o servidor VMware que usará o servidor NFS:
Digite o caminho da partição que deseja compartilhar (/mnt/nfs), digite o IP do servidor VMware e selecione 32 no campo seguinte (32 limita o acesso apenas ao IP do campo anterior), tique a opção Share all sub directories e clique em Add.
Uma dica que eu devia ter dado antes: em algumas telas é necessário colicar no botão Apply changes para validar as alterações:
Agora seu servidor NFS está pronto para ser usado.
DICAS IMPORTANTES:
- Crie uma rede separada da sua rede de produção pois o acesso a disco das máquinas virtuais causará sérios congestionamentos, afetando seu ambiente.
- Sugiro fortemente que sejam utilizados Switches Giga para garantir performance máxima.
No próximo artigo eu vou explicar como configurar no VMware o acesso a um datastore NFS. Aguarde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário