É possível utilizar no VMware um servidor NFS como datastore, que é o espaço necessário para armazenar para suas máquinas virtuais. Assim os “sem-storage” podem utilizar um método barato para deixar as máquinas virtuais em um local centralizado.
Seu servidor pode ser qualquer máquina com bastante espaço, algo como 500 GB, usando qualquer sistema operacional com suporte NFS. Eu sugiro que você use o FreeNAS pela facilidade de instalação e configuração.
Abaixo um tutorial para você instalar o FreeNAS:
Baixe o iso da última versão stable disponível do site FreeNAS.org. A versão que eu baixei quando elaborei este tutorial era a 0.686.4. Se o servidor disponível para o NAS for equipado com os processadores mais novos da AMD é interessante baixar a versão AMD64 que também está disponível.
Queime o CD, insira no drive do servidor e reinicie a máquina destinada ao servidor NFS. Quando aparecer a tela abaixo tecle qualquer tecla para acessar o Wizard de instalação:
No menu abaixo escolha a opção 9 (Install/Upgrade…) e tecle Enter:
Na próxima tela, selecione a opção 2 e tecle Enter:
Tecle Ok para continuar…
Escolha o drive de CD…
Escolha o disco…
Tecle Enter para voltar ao menu anterior e escolha a opção Exit:
No menu inicial escolha a opção 7 para reiniciar o computador e selecione a opção Yes para confirmar:
Retire o CD do drive. Seu servidor FreeNAS já está instalado.
No próximo boot será mostrada uma tela parecida com o Wizard de instalação. Aqui você deve selecionar a opção 2 para atribuir um IP ao seu servidor.
Escolha No para DHCP:
Digite um IP para o servidor:
Digite a máscara da sua rede, se não souber, pergunte ao seu administrador de rede:
Digite o gateway (roteador) da sua rede:
Digite o IP do seu servidor DNS:
Selecione Yes para autoconfiguração do protocolo IPV6:
Tecle Enter para finalizar a configuração da rede:
Pronto! Seu servidor FreeNAS está na rede. Agora é possível acessá-lo via browser e configurá-lo para exportar os discos via NFS para seu servidor VMware ESXi.
Abra um navegador, Firefox ou Internet Explorer, e acesse o endereço do servidor (no nosso caso seria 192.168.1.250). Quando for solicitado usuário digite admin e a senha freenas. É possível alterar o nome do usuário e a senha na opção System, General. Clique Disk, Management para adicionar o disco de dados:
Clique no + para adicionar o disco:
Selecione o disco, altere as opções que julgar necessário e clique em Add:
Clique na opção Disks, Mount Point para adicionar a partição de dados. Escolha do disco, o número da partição (2), o sistema de arquivos (UFS) e o nome do ponto de montagem (no caso eu coloquei nfs):
Clique na opção Services, NFS, habilite o servidor NFS, selecione o número máximo de servidores que poderão acessar o FreeNAS e clique em Save e Restart.
Clique na aba Shares e clique no + para adicionar o servidor VMware que usará o servidor NFS:
Digite o caminho da partição que deseja compartilhar (/mnt/nfs), digite o IP do servidor VMware e selecione 32 no campo seguinte (32 limita o acesso apenas ao IP do campo anterior), tique a opção Share all sub directories e clique em Add.
Uma dica que eu devia ter dado antes: em algumas telas é necessário colicar no botão Apply changes para validar as alterações:
Agora seu servidor NFS está pronto para ser usado.
DICAS IMPORTANTES:
- Crie uma rede separada da sua rede de produção pois o acesso a disco das máquinas virtuais causará sérios congestionamentos, afetando seu ambiente.
- Sugiro fortemente que sejam utilizados Switches Giga para garantir performance máxima.
No próximo artigo eu vou explicar como configurar no VMware o acesso a um datastore NFS. Aguarde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário